CASA DO POETA | Onde a Literatura visita a Poesia

segunda-feira, 16 \16\UTC junho \16\UTC 2008

I BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA – I BIP – BRASÍLIA-DF

Filed under: Index,Notícias Literárias — Thelmo Mattos @ 10:40
Tags:

A capital federal vai sediar a primeira de uma série de bienais de poesia, integrando as atividades da 27ª Feira do Livro de Brasília. A I Bienal Internacional de Poesia em Brasília (I BIP), que será realizada de 3 a 7 de setembro de 2008, contará com a presença de poetas, críticos e editores internacionalmente reconhecidos e incluirá na sua programação diversas atividades simultâneas, que vão de sessões livres de recitais a conferências sobre poesia. O evento reunirá as novas tendências da poesia contemporânea brasileira e internacional que, escrita, falada, cantada, performática, digitalizada e visualizada, vai tomar conta da Praça do Conjunto Cultural da República, do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional de Brasília.

A I BIP vai ocupar também outros espaços da cidade, entre eles, as salas do Teatro Nacional Claudio Santoro. Com espírito empreendedor, estará presente em locais mais distantes, facilitando aos que vivem fora do Plano Piloto o acesso à sua programação, por meio da poesia itinerante. A organização será responsabilidade da Biblioteca Nacional de Brasília e da Câmara do Livro do Distrito Federal, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e parceria de outros órgãos da administração federal e local, assim como de entidades da sociedade civil ligadas à literatura, da Universidade de Brasília, de embaixadas e empresas privadas.

Projetos – Estão em fase de discussão os seguintes projetos para a programação: oficinas de leitura e de criação poética, assim como as de poesia visual e infantil; sessão de poesia visual; exposição e varal de poesia; banners gigantescom poemas dos escritores convidados; exibição de documentários, clipes e vídeos; e projeção de textos poéticos nas paredes externas do museu.Vários concursos estão previstos, entre eles, o de poesia infantil e jovem, e outros dois destinados à poesia visual e à multimídia. Seminários, debates e conferências; sessão de crítica e ensaio; tradução simultânea para os conferencistas; leitura na língua oficial e projeção em tela da tradução são também atividades pensadas para integrar esta 1ª bienal.

Mais: edição de livro reunindo textos dos poetas convidados; lançamentos de diversos títulos; encontro de editores de livros/revistas de poesia, bem como dos editores das revistas brasileiras eletrônicas e de sítios de poesia; edição da coletânea Livro na Rua, pela Thesaurus Editora, dos autores convidados oficiais e, ainda, edições de livro artesanal (projeto social com renda destinada para a Abrace). A poesia narrativa e popular dos rappers e cantadores de cordel, além de sarau poético musical, também terão lugar no evento.

Ainda que o programa citado tenha sido pensado e discutido com parceiros e colaboradores, a coordenação do evento se dispõe a receber sugestões e críticas, antes do fechamento da programação definitiva, e antecipadamente agradece às possíveis colaborações, que podem ser enviadas para bnb@sc.df.gov.br .

ATUALIZAÇÃO: Eventos da I BIP ocupam o DF já a partir desta terça

Anúncios

3 Comentários »

  1. Adorei a exposição … principalmente a “NADA, se junta … TUDO se completa” que vi na Bienal …. impressionante os painéis e as esculturas. …. os artístas estão de parabéns …

    Comentário por Fábio — sexta-feira, 5 \05\UTC setembro \05\UTC 2008 @ 09:43 | Responder

  2. No dia 3 de setembro, no Café Literário da Feira do Livro, às 19 horas, a Fundação Astrojildo Pereira estará lançando o livro Crônicas, Contos e Poesias, da poeta Graziela Melo. E gostaríamos que o evento fosse incluido como parte da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília. Pernambucana da Ilha de Itamaracá, Graziela esteve exilada, nos anos de chumbo, no Chile e em Cuba, e hoje residente no Rio de Janeiro. Sucesso nessa bela iniciativa da Bienal.

    Comentário por Francisco Almeida — quarta-feira, 20 \20\UTC agosto \20\UTC 2008 @ 20:44 | Responder

  3. Quero ser comunicado, de toda programação.
    Obrigado.

    Comentário por Assisleno — domingo, 17 \17\UTC agosto \17\UTC 2008 @ 18:30 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • RSS DICAS DE LIVROS

  • RSS ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

  • RSS NOTÍCIAS DO DIA SOBRE POÉTICA

  • RSS NOTÍCIAS DO DIA SOBRE LITERATURA

  • RSS POESIA DO LEITOR

  • .

    Valéria Kühl Sofonof… em Biblioburro – uma biblio…
    silmara de souza,de… em Leia as mais recentes notícias…
    Thelmo Mattos em REBELDE POESIA
    Thelmo Mattos em REBELDE POESIA
    Thelmo Mattos em LIVROS MAIS VENDIDOS NO BRASIL…
    gabriella em REBELDE POESIA
    gabriella em REBELDE POESIA
    Maria Um Nome Lindo em Biblioburro – uma biblio…
    Fatima em Biblioburro – uma biblio…
    Henrique Rishi em 25 ALTERNATIVOS CULTURAIS IMPR…
  • Nos leram...

  • contador de acessos
  • ESTATÍSTICAS

    Blogalize
  • Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

    %d blogueiros gostam disto: