CASA DO POETA | Onde a Literatura visita a Poesia

sexta-feira, 11 \11\UTC julho \11\UTC 2008

SARAMAGO QUER MAIS POESIA ESTUDADA NAS ESCOLAS


LISBOA, 11 Jul (Lusa) – O escritor José Saramago defendeu na noite de quinta-feira, em Lisboa, que a poesia portuguesa seja mais estudada nas escolas, dando como exemplo o poeta Jorge de Sena como um dos autores que deveria figurar entre os de leitura obrigatória.

“Têm-me dito que são sobretudo os romances a surgir nas leituras obrigatórias nas escolas. É tempo de dar passo à poesia”, apelou o Nobel da Literatura durante uma sessão de homenagem a Jorge de Sena realizada quinta-feira à noite no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), promovida pela Fundação José Saramago, e que contou com a presença do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, e ainda diversos especialistas da obra de Jorge de Sena como Eduardo Lourenço, Vítor Aguiar e Silva e Jorge Fazenda Lourenço.

Perante uma audiência que encheu totalmente o Salão Nobre do TNSC, Saramago justificou a escolha de Jorge de Sena para a sessão/debate intitulada “Um Regresso”: “É um grande poeta, um grande escritor, uma grande cabeça e um grande coração”, sublinhou, sobre o autor nascido em Lisboa, em 1919, e falecido nos Estados Unidos em 1978.

Considerado um dos grandes poetas de língua portuguesa e uma das figuras centrais da cultura portuguesa do século XX, exilou-se no Brasil em 1959 e foi viver nos Estados Unidos em 1965, onde leccionou literatura. São de sua autoria, entre uma vasta obra de poesia, ficção, teatro e ensaio, “Metamorfoses”, “Arte de Música” e “Peregrinatio ad Loca Infecta”.

Estava prevista a leitura de uma mensagem da viúva, Mécia de Sena, mas Saramago explicou que tal não foi possível porque os incêndios que têm devastado Santa Bárbara (Califórnia), onde reside, obrigaram-na a abandonar a residência habitual, que esteve ameaçada pelo fogo.

FONTE: AGÊNCIA LUSA DE NOTÍCIA

GOSTOU DO ARTIGO?APROVEITE E ASSINE GRATUITAMENTE NOSSO FEED!
SE PREFERIR, ASSINE TAMBÉM POR E-MAIL!

Anúncios

1 Comentário »

  1. Acho muito bem. Cada vez mais os jovens têm a vida facilitada nas escolas e cada vez sabem menos, principalmente ler. Veja-se como exemplo as mensagens nos telemóveis. Eles actualmente já escrevem assim nos testes. Apoiado Saramago.

    Curtir

    Comentário por kmmad — segunda-feira, 14 \14\UTC julho \14\UTC 2008 @ 19:10 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: