CASA DO POETA | Onde a Literatura visita a Poesia

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA JOÃO RODRIGUES DE MATTOS


Amigos leitores e companheiros escritores que acessam este pequeno sítio literário…
Há no interior do Ceará na pequena cidade de Itarema, litoral norte, bem próximo a Jericoacoara, Almofala e tantas outras belezas naturais, uma biblioteca comunitária, nem governamental, nem subvencionada e cujo ideário sobrevive às custas das doações de livros, revistas e até mesmo selos e envelopes enviados por escritores, amigos dos livros, cultores da arte escrita e admiradores do trabalho diuturno de um certo professor da última flor do Lácio (a nossa língua portuguesa), tão inculta quanto bela, como diria o estelar Bilac, e que atende por “Prof. Mattos” (Francisco Assis Matos).
Este, num acesso não sei se de desprendimento ou insanidade, disponibilizou aos pouco acostumados leitores daquelas pairagens, seu pequeno e seleto acervo particular de livros, muitos deles raridades, além de iniciar um trabalho cansativo, embora de grandeza, de dirigir ofícios aos milhares e e-mails aos montes, a entidades culturais, bibliotecas, editoras, academias literárias, escritores e amigos dos livros, solicitando o envio de exemplares para aquela pequena biblioteca interiorana, gastando com selos, tinta, papel, suas parcas economias de professor. O recebimento de amistosos ou nem tão amistosos “nãos”, é uma constante, mas isto não o abala, se um de cada dez ofícios ou e-mail fosse atendido já teria valido a pena, nem sempre a estatística é esta.
Mas lá está, varando a noite redigindo ofícios e respondendo cartas, às vezes agradecendo a colaboração de mentes altruístas, às vezes tendo que ler as não tão sonoras negativas… Talvez agora mesmo, enquanto você nos lê, ele esteja fazendo isto, mas seu labor amante das letras, regado a sono e café… continua dia após dia, e posso garantir amigo leitor que se sua obra ou um seu livro doado, chegar às suas mãos, não pernoitará dias a fio empoeirado numa estante e com certeza quer seja a noite sob a luz de um poste ou de dia sob a sombra de um cajueiro ou coqueiro, uma criança ou um jovem interiorano estará lendo sua contribuição e viajando por mundos que ele quiçá nunca os conheça pessoalmente, mas que um dia quando lhe falarem deste “admirável mundo novo”, terá aquela nítida sensação do “eu já estive lá”, e com certeza esteve. Não é mesmo?

Para enviar sua contribuição em livros, revistas, jornais, selos e envelopes
àquela casa de leitores, o endereço é:

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA “JOÃO RODRIGUES DE MATTOS”

A/C PROF. FRANCISCO ASSIS MATTOS
AV. JOÃO BATISTA RIOS, 2719
BAIRRO GINÁSIO
ITAREMA-CE CEP 62590-000
FONE: 0XX88 3667-1711
E-mail:
bibliocomjrmatos@gmail.com

bibliocomjrmatos@yahoo.com.br

A “CASA DO POETA” APÓIA ESTA CAUSA.

13 Comentários »

  1. Recebi, há meses a correspondência do Rocha. A minha dúvida é como mandar uma “velharia” ( queira me desculpar) de livros. São muitos. Antigos e vários tipos. Parabéns!

    Curtir

    Comentário por Antonio brandão pereira — terça-feira, 23 \23\-04:00 janeiro \23\-04:00 2018 @ 12:46 | Responder

  2. Enviaram-me, em nome dessa biblioteca, uma cartinha solicitando doações em livros, jornais, etc. Faz cerca de um mês que remeti seis livros, entre coletâneas e livros de minha autoria. Não consegui saber se tais livros chegaram a seu destino. Aguardo a sua resposta.

    Curtir

    Comentário por Maria Beatriz C. Mecking — sábado, 30 \30\-04:00 julho \30\-04:00 2016 @ 14:10 | Responder

  3. Bom dia .Recebi uma carta de vocês solicitando doação de livros. Enviei a resposta por email mas eles retornaram acusando endereço eletrônico errado. Tenho a esclarecer que não possuo livros para doar. Tendo participado de uma coletânea de poesias em minha cidade, recebi uma cota de 20 exemplares, todos doados a amigos e familiares. Parabéns pela iniciativa.

    Curtir

    Comentário por Jaqueline Menezes Almeida — quinta-feira, 18 \18\-04:00 fevereiro \18\-04:00 2016 @ 07:49 | Responder

  4. Recebi uma cartinha de José Rocha Matos,com endereço à Av. Francisco Sá,em Fortaleza, solicitando livros, ou envelopes, selos, etc. Já, em outras ocasiões, tendo recebido essas solicitações, colaborei, enviando livros antológicos. Faço questão de sempre colaborar com essa biblioteca, porque sei que o responsável, Pro. Francisco Assis Mattos é uma pessoa muito interessada em fomentar a leitura na cidade. Nos próximos dias mandarei alguns livros meus e de alguns autores da baixada santista, onde moro. Fico feliz por saber de pessoas assim integradas na literatura.Parabéns. Vou repassar o pedido aos membros da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios, pois tenho certeza de que vão colaborar. Boa sorte a todos.

    Curtir

    Comentário por Deise Domingues Giannini — terça-feira, 18 \18\-04:00 agosto \18\-04:00 2015 @ 10:54 | Responder

  5. Francisco, meu avô materno, Francisco de Mattos, era do Ceará, migrou para o Maranhão com os pais, fugindo da seca de 1887. O nome do pai do meu avô era Florêncio Ferreira de Mattos. Pelo relato da minha única tia viva, com 94 anos, Eles eram remanescentes de uma serra em Crateús e tinha um engenho de cana de açúcar. Tenho muita vontade de descobris algo mais concreto para escrever a genealogia da minha família.

    O seu nome, Francisco Mattos me deixou curiosa. Será que somos parentes?

    Vou lhe enviar alguns livros. Também eu estou tentando colocar meus livros à disposição das pessoas interessadas em lê-los.

    Um abraço
    Benedita Azevedo
    Meu nome de solteira é Benedita Matos da Silva.

    Curtir

    Comentário por Benedita Silva de Azevedo — sexta-feira, 15 \15\-04:00 agosto \15\-04:00 2014 @ 00:32 | Responder

  6. Parabéns pelos trabalhos nesta biblioteca.Fiquei encantada com os conteúdos contidos neste local,apesar de não conhecer pessoalmente,abraços.

    Curtir

    Comentário por Cecília Kaezer. — quinta-feira, 21 \21\-04:00 junho \21\-04:00 2012 @ 18:53 | Responder

    • Cecília, se um dia tiveres a oportunidade de viajar ao Ceará, dê um pulinho em Itarema é bem pertinho de Jericoacoara, Gijoca, Almofala e outras tantas belezas naturais do nosso litoral. Será muito bem recebida pelo Prof. Francisco A. Matos. Podendo contribua e/ou divulgue este trabalho nas redes sociais e entre os amigos e colegas. Um abração do Thelmo.

      Curtir

      Comentário por Thelmo Mattos — segunda-feira, 21 \21\-04:00 janeiro \21\-04:00 2013 @ 18:30 | Responder

  7. Bomm dia, há tempos li em algum lugar a solicitação de doação de livros e, vergonhosamente não o atendi. Espero poder fazê-lo agora. Iniciativa nobre a do nosso (permita-me chamá-lo assim), amigo tão preocupado com os nossos jovens. Parabéns
    Terezinha

    Curtir

    Comentário por terezinha de araujo gomes — quarta-feira, 18 \18\-04:00 maio \18\-04:00 2011 @ 09:57 | Responder

  8. Prezada Maria Dulce Lima da Bibliotec Com. “João Rodrigues de Mattos”.Venho por meio deste e-mail dizer-lhe que desejo saber mais sobre esta biblioteca fundada por esse ilustre professor .embora com atraso pretendo enviar-lhe alguns livros de minha autoria.Desculpe-ma não ter me comunicado antes ,mas guardei seu pedido em meucoração e hoje asementinha floresceu…A carta que me enviou é muito tocante e bem escrita…Parabéns e continue nesta obra meritória.Meus cumprimentos ao professor fundador.Abraço de Antonieta

    Curtir

    Comentário por Antonieta — terça-feira, 31 \31\-04:00 agosto \31\-04:00 2010 @ 10:27 | Responder

    • A carta, Cara Antonieta, foi escrita originalmente no blog literário “CASA DO POETA – ONDE A LITERATURA VISITA A POESIA”, do poeta e escritor Thelmo Mattos como forma de chamar a atenção para este trabalho comunitário em prol da leitura. Os leitores do blog e os frequentadores da biblioteca gostaram do texto original e passaram a adotá-lo nos pedidos pessoais (cartas e e-mails) de apoio a coleta de livros e periódicos para aquela organização, deste modo muitos acabaram por esquecer de citar a fonte de onde beberam, mas isto pouco importa, o que importa mesmo são as atitudes em benefício deste estafante e às vezes gratificante trabalho desenvolvido por aquele professor interiorano que muito me ensinou. Um forte e fraternal abraço. Shavua Tov.

      Curtir

      Comentário por Thelmo Mattos — quinta-feira, 19 \19\-04:00 abril \19\-04:00 2012 @ 12:12 | Responder

  9. sr. diretor Francisco Matos não mandei os livretos pois estou ainda estudando um meio de lhes mandar alguns dos meus trabalhos

    Curtir

    Comentário por AÍlton Rodrigues Dias — sábado, 16 \16\-04:00 janeiro \16\-04:00 2010 @ 16:47 | Responder

    • Caro Aílton, em nome do Prof. Mattos, agradeço sua gentil e especial atenção para com a biblioteca comunitária, fico grato desde já. Aproveito o ensejo para convidar o nobre escritor a gentilmente participar de nossa comunidade no ning, cujo endereço está na barra laterla do blog ou clique aqui:“AMIGOS DA CASA DO POETA”

      Curtir

      Comentário por Thelmo Mattos — sábado, 23 \23\-04:00 janeiro \23\-04:00 2010 @ 22:30 | Responder

  10. caro prof. francisco : é com muita honra que escrevo ao amigo literário. agradeço pelos elogios tecidos ao meu fanzine esclerose. estarei divulgando a biblioteca no zine; certamente servirá de exemplo ás demais cidades para que também possam ter suas bibliotecas comunitárias para aqueles que não tem condições em adquirir um livro, haja vista que os preços dos mesmos ainda são caros no país. segue um gde abraço ao amigo e ao pessoal da biblioteca.

    Curtir

    Comentário por celsoantonio — sexta-feira, 23 \23\-04:00 outubro \23\-04:00 2009 @ 09:21 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.